Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2015

ASPECTOS PARA UMA LIDERANÇA EFICIENTE


Retirado do site

O desafio da liderança eficiente está em destacar as boas decisões e encontrar um meio de ajustar as ruins. O único e verdadeiro caminho para vencermos os testes que enfrentamos é unir os desafios a uma liderança baseada em valores capaz e inteligente.

ASPECTOS QUE TODO LÍDER DEVERIA TER


INTRODUÇÃO


O desafio da liderança eficiente está em destacar as boas decisões e encontrar um meio de ajustar as ruins. O único e verdadeiro caminho para vencermos os testes que enfrentamos é unir os desafios a uma liderança baseada em valores capaz e inteligente.  Qualquer um pode se tornar um líder, basta ter vontade e coragem de avançar, aceitar mudanças e ajudar os outros a transformar a si mesmo.
“Os problemas que enfrentamos hoje não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que foram criados”.
Albert Einstein
A liderança eficiente encontra o potencial escondido dentro de uma pessoa e o torna evidente. Todos fazem parte, se não da solução, fazem parte do problema.  A reviravolta organizacional não é necessária, mas a substituição de uma atitude ou de um paradigma é. Sem tal substituição, os líderes não estarão aptos a transferir autoridade aos membros de sua equipe.
Empresas vitoriosas vencem porque têm bons líderes que promovem o desenvolvimento de outros líderes em todos os níveis da organização.”  Noel Tichy
Cada pessoa é um líder em algum momento na vida e se somos líderes, podemos cumprir melhor nossa tarefa.

Alguns líderes da Bíblia

Moisés vê a desproporção entre sua própria capacidade e a enorme tarefa que lhe é confiada (Ex 3.11). O mesmo ocorreu com Gideão que coloca pretextos para não aceitar a missão cujo cumprimento lhe pareceu tão difícil (Jz 6.15). Saul passou pelo mesmo conflito quando o povo escolhido ansiava por um rei e o profeta Samuel foi lhe ungir. Saul julgava que pelo fato de ser da menor tribo, era incapaz de realizar o que lhe fora proposto, mas ele não compreendia que é o Senhor quem “ergue o fraco da poeira e retira o pobre do monturo, para fazê-lo sentar-se com os príncipes e atribuir-lhe o lugar de honra. Pois ao Senhor pertencem as colunas da terra” (I Sm 2.8). Jeremias por sua vez acreditava que não sabia falar (Jr 1.6).
A todos estes homens Deus chamou para estar a frente de alguma tarefa. Julgavam ser incapazes de realizar o lhes foi proposto. Todos tinham uma desculpa. Mas compreenderam que liderança é a capacidade de liderar outros e a si mesmo provocando crescimento com a contribuição de todos.
Liderança não é um título, uma posição, um estilo particular, um conjunto específico de características de personalidade ou de habilidades. Estas são simplesmente máscaras que a pessoa coloca, mas com o passar do tempo sufoca. Muitos líderes fracassam devido ao distanciamento entre líderes e membros da equipe, na insatisfação dos membros da equipe, na falta de comunicação entre os setores ou departamentos. Este distanciamento só será superado quando o líder conseguir enxergar através da equipe o que realmente está ocorrendo.
Tudo o que você imagina de modo intenso, deseja ardentemente, acredita sinceramente e busca entusiasticamente... deve inevitavelmente acontecer!”
Paul J. Meyer
O líder deve ser capaz de enxergar os dons e a capacidade de cada membro do grupo e transformar tudo isso em resultado. Há elementos básicos para se alcançar resultados.
  1. Definir resultados específicos;
  2. Criar planos para alcançar os resultados;
  3. Motivar a equipe na realização dos planos;
  4. Demonstrar confiança em se e na equipe;
  5. Ter determinação quando estiver em adversidades.
Líderes eficientes vêem qualidades com confiança, compromisso, e lealdade. São qualidades necessárias para aprimorar os resultados da organização, porém devem desenvolver essas qualidades neles mesmos.
CONFIANÇA é gerado pela INTEGRIDADE;
COMPROMISSO é gerado por um CORAÇÃO DE SERVO;
LEALDADE é gerada pela MORDOMIA.
Estes três elementos são fundamentais em um líder que deseja ter sucesso em seu empreendimento e deseja possuir seguidores, os quais procuram ver em seu líder alguém que antes deles aceitou as mudanças.

Fonte:

Os sete pilares da liderança, Paul J. Meyer e Randy Slechta

Nenhum comentário:

Postar um comentário